quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Compostagem - Adubo orgânico

A transformação de matéria orgânica, presentes no lixo em adubo orgânico é chamado de compostagem. Essa reciclagem do lixo orgânico é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos em condições ideais de temperatura e umidade.

É um processo positivo porque o acúmulo de resíduo orgânico a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes, fungos, insetos, ratos e animais que transmitem doenças ao homem, além disso, pode gerar renda tornando a matéria orgânica útil novamente.

A compostagem pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao sólido, melhora as suas características físico-químicas e biológicas.

Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável, incluindo também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos. Portanto, o material para fazer o composto orgânico é o lixo doméstico (rico em nitrogênio - importante para o processo bioquímico de compostagem acontecer) e os restos de capim ou outro material rico em carbono e esterco de animais pela possibiliadade de acelerar a formação de decomposição.

Para isso, é fundamental que o lixo seja separado, ou seja, o material seco (jornais, vidro, metal, plástico) do orgânico. Assim, sobreponha os resíduos orgânicos formando pilhas, alternando em diferentes tipos de resíduo em camada com espuma em torno de 20 cm, ou seja, uma camada de serragem e outra de orgânico até esgotarem os resíduos. A cada camada montada deve-se irrigar para dar condições ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resíduos orgânicos, lembrando que a primeira e última camada devem ser de restos de capinas ou outro tipo de palha.

O composto tem capacidade de melhorar o solo por ser uma rica fonte de nutrientes (N,P,K etc), melhora a estrutura física do solo, proporcionando aos solos aeronosos maior retenção de água e de nutrientes, enquanto nos solos argilosos aumenta a porosidade, aumenta também a população de microrganismos benéficos : bactérias e fungos, que disponibilizam os nutrientes minerais do solo para as plantas. A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais e do cuidado no revolvimento. E pode ser utilizado em todos os cultivos e plantas.


O composto melhora:





  • a qualidade do solo e reduz a contaminação e poluição ambiental,



  • estimula o exercício à cidadania pela contribuição na diminuição do lixo em aterros,



  • melhora a eficiência dos fertilizantes químicos,



  • economiza espaços físicos em aterros



  • elimina agentes patogênicos dos resíduos domésticos


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Circular Técnica


Autores: Arlene Maria Gomes, Adriana Maria de Aquino e Manoel Teixeira Neto - EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...