Sobre o Acode o mundo

O blog foi criado em 2009, para falar sobre meio ambiente.
Começou com o título de Pensamento Lunático e já passou por várias alterações, tanto em seu layout até seu nome e forma. No entanto, ele só continua com a mesma intenção que é a de aliar a visão de meio ambiente e sustentabilidade para dentro de nosso cotidiano, de uma forma simples e de fácil compreensão. Não é só um blog de alerta e está longe de ser um blog político ou  jornalistico, acredito que a grande sacada para as  pessoas compreenderem um pouco sobre meio ambiente é debater sobre seus costumes e tentar mostrar novas alternativas para mudar seus comportamentos. Afinal, meio ambiente não é só ecologia, trata-se também do social, cultural e economico.
Sejam bem-vindos e participem!!!


A preocupação com o estado do meio ambiente não é recente, mas foi nas últimas três décadas do século XX que ela entrou definitivamente na agenda dos governos de muitos países e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. No âmbito empresarial, essa preocupação é ainda mais recente, embora não faltassem empresas e entidades empresariais que buscassem práticas ambientalmente saudáveis, mesmo quando o assunto apenas começava a despertar interesse fora dos círculos restritos de especialistas e das comunidades afetadas diretamente pelos problemas ambientais. Na atualidade, o meio ambiente é um tema que ganhou as ruas, os auditórios, a imprensa e faz parte do vocabulário de políticos, empresários, administradores, líderes sindicais, dirigentes de ONGs e cidadãos de um modo geral.A globalização dos problemas ambientais é um fato incontestável e as empresas estão, desde sua origem, no centro desse processo.
Meio amiente:

É tudo aquilo o que envolve ou cerca os seres vivos. O que envolve os seres vivos e as coisas ou o que está ao redor é o Planeta Terra com todos os seus elementos, tantos os naturais, quanto os alterados e construídos pelos seres humanos, como as áreas urbanas, indutriais e rurais. Esses elementos condicionam a existência dos seres vivos, podendo-se dizer, portanto, que o meio ambiente não é apenas o espaço onde os seres vivos existem ou podem existir, mas a própria condição para a existência de vida na terra (BARBIERI, 2007).

Gestão ambiental:

O processo de gestão ambiental inicia-se quando se promovem adaptações ou modificações no meio ambiente natural, de forma a adequa-lo às necessidades individuais ou coletivas, gerando dessa forma o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformação e escala. Nesse aspecto o homem é o grande transformador do ambiente natural e vem, pelo menos há doze milênios, promovendo essas adaptações nas mais variadas localizações climáticas, geográficas e topográficas . O ambiente urbano é, portanto, o resultado de aglomerações localizadas em ambientes naturais transformados, e que para a sua sobrevivência e desenvolvimento necessitam dos recursos do ambiente natural. Ora, se a realidade de hoje é tipicamente urbana, e a perspectiva de alterá-la a ponto de se viver maciçamente no campo é quase nula, como viver, então, nesses ambientes urbano? Como continuar a promover adaptações no ambiente natural, gerando, consequentemente, novos ambientes urbanos, sem esgotar os recursos naturais disponíveis? (JÚNIOR, ROMERO,BRUNA, 2004).


Logomarca: By Marcio Verçoza

Fontes:

Curso de Gestão Ambiental. Arlindo Philippi Jr., Marcelo de Andrade Roméro, Gilda Collet Bruna, editores - Barueri, SP: Manole, 2004 ( Coleção Ambiental; 1)

Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. José Carlos Barbieri. - 2.ed. atual e ampliada - São Paulo: Saraiva, 2007.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...