terça-feira, 26 de abril de 2011

Papel higiênico




Não me pergunte a razão! Mas, hoje me deparei com uma dúvida. Mas, qual a melhor maneira de usar o papel higiênico? Ecologicamente falando!


Esse é o papel quase que indispensável nos dias atuais, acredito eu! Quer dizer, não só nos dias atuais, na verdade o primeiro uso de papel higiênico na história humana data do século VI, na China medieval,vinte anos antes do mais antigo manuscrito em papel do Antigo Testamento, atribuído ao povo hebreu. Ao longo dos tempos, e conforme os locais, usaram-se pedras, folhas de maçarocas, penas de aves, relva, trapos, cascas de mexilhão, folhas de plantas e, já no século XIX, folhas de jornais ou de catálogos de vendas, muito comuns naquele tempo. Na Roma Antiga, por exemplo, usavam uma esponja pregada a um pedaço de madeira era comumente utilizada e, depois de seu uso, colocada de volta num balde com água salgada.
Hoje, em muitas partes do mundo, onde encanamentos ou redes de esgotos é precária outros métodos são utilizados. Além disso, em locais onde o preço é elevado ou existe escassez do produto é substituído pelo jornal, como tem acontecido em Cuba. Conheço gente que na infância usou papel de pão! é sério!!


No mercado possui rolos de vários tipos, texturas e quantidades; a grande questão é: qual a melhor forma de usar, sem grandes agressões ao meio ambiente?


Na questão quantidade (metros), a melhor escolha é usar a de 90 m, torna-se uma questão ecológica porque gera economia de embalagem (incluindo o descarte), transporte e armazenagem do produto. Na questão aparência e tratamento, os branquinhos são os mais agressivos, porque no seu processo de tratamento eles recebem mais produtos químicos que os outros o que leva ao aumento de custo. Porém, acima de tudo, não jogue no vaso! Eles continuam na água, mesmo os que dissolvem mais rápido e acabam poluindo córregos e rios!


Vou terminar com a melhor citação sobre o assunto que encontrei e não ouso mudá-la: "Pois é, o papel higiênico rende discussões apaixonadas, talvez porque toque em uma área sensível do ser humano, mas sensibilidade tem limite, né? Aquele papel higiênico branquinho, de folha dupla ou tripla, gofrado, super macio e perfumado não é conforto, é frescura." (Radamés Manosso)




Dá uma olhada aqui:

http://www.dforceblog.com/pt/papel-higienico-mais-respeitadores-do-ambiente-como-selecionar/





Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_higi%C3%AAnico
http://www.tigredemuleta.net/2008/10/23/historia-do-papel-higienico/
http://radames.manosso.nom.br/ambiental/residuos/papel-higienico-um-assunto-enrolado/

Um comentário:

  1. Clemente Coelho Junior26 de abril de 2011 às 18:02

    Kkkkkkkkkkkkk! Muito bom! É verdade. Quem não jogou papel no vaso e depois ficou com peso na consciência ou pelo menos jogou sem saber se estava certo, como vc mesmo relata! Mas e a alternativa da água? Seria mais ou menos prejudicial ao Meio Ambiente?
    Costumo brincar com meus alunos que nossas fezes são os "descomidos". Vamos comer menos entao? Todo mundo bem magrinho e sarado!
    Brincadeiras a parte, isso remete mesmo a uma reflexão. Dos nossos hábitos de higiene a um problema cada vez maior, o de poluição das nossas águas.
    Muito bom ler coisas descontraídas sobre Meio Ambiente.

    ResponderExcluir

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...