segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dá pra ganhar dinheiro com o seu "tôtô"



Mas, falando sério, normalmente os dejetos humanos são transformados em poluição e depositados com o lixo urbano ou despejados nos rios.
O sanitário compostável é uma tecnologia que transforma as fezes em adubo orgânico ( muito importante para a agricultura), sem uso de água e através de um processo bioquímico. Podemos considerar uma alternativa simples ( por não desperdiçar água), compostável ( por converter as fezes em composto orgânico fértil e livre de patogênicos e sem dúvida ecológico (por fazer parte de ciclos biológicos naturais).
A maior vantagem da utilização desse pocedimento é não misturar as fezes com água potável e com isso, não gerar esgotos que poluem as águas. Além, da reutilização de resíduos humanos de forma inteligente, uma vez que os nutrientes dos alimentos ingeridos retornarão para o solo, custo operacional baixo e não agride o meio ambiente.
Ele funciona de forma simples: cabine de uso que é aparentemente igual a de qualquer sanitário convencional, apresentando uma única diferença: a parte oca do interior do vaso é construída de maneira que não se tenha contato visual com o dejeto. Duas câmaras de compostagem ficam abaixo do vaso sanitário, de modo a promover o aquecimento solar e a ventilação do material para favorecer o processo de compostagem. A ventilação é garantida por um duto/chaminé que através de um processo chamado termossifão (ventilação solar) torna o sanitário inodoro. A câmara conta, ainda, com duas comportas no nível do solo que facilitam a retirada do material tratado – com uma enxada, por exemplo. E sistema mecânico de adição de material orgânico seco rico em carbono, como serragem, aparas de grama e cascas de arroz, o sistema mecânico de adição de carbono garante de maneira simples, através de um sistema de cabos e polias (roda de ferro) acionado a partir da abertura e do fechamento da porta, a ativação e a manutenção do processo de compostagem.


Achei uma boa alternativa, mas tenho algumas dúvidas, como por exemplo como é realizado a limpeza desses banheiros? Se é usado algum tipo de material de limpeza que costumamos usar.


Bem, de qualquer forma, os créditos para a retirada dessa postagem são todos do site http://www.ecopop.com.br/, publicada por Julia Duque Estrada, baseado no projeto e pesquisa de Walter Oliveira -EcoCasa/EcoFábrica.




Se você se interessou, vale a pena conferir muitas outras informações em:


http://www.ecopop.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=113&tpl=printerview&sid=3



http://www.ecocasa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...