quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vixe, eu errei!


E quando a gente erra, tem mesmo é que ajeitar!

Bem, eu postei algumas informações erradas por isso eu vou dizer a verdade, agora. Tá pronto?


O ferro doi descoberto ainda na pré-história, o aço da forma que conhecemos atualmente só foi desenvolvido em 1856, alcançando grande repercussão no meio industrial. Com o crescimento da industria siderúrgica houve uma aumento na extração de madeira para a produção de carvão e da emissão de gases poluentes na atmosfera pela queima desse carvão* ( quando a lenha alcança 450°c o forno fica rico em compostos químicos voláteis: alcatrão, acetona e metano inclusive alguns cancerígenos como fluoreno que contém agentes encontrados na fumaça do cigarro).

Para a obtenção das chapas de aço é necessário extrair da natureza o minério de ferro (hematita), e a partir da sua redução com o carvão vegetal, é produzido uma chapa com alto grau de pureza. As latas de aço produzidas chapas metálicas ( folhas de flandres), compostas por ferro e pequena camada de estanho (0,20%) ou cromo (0,007%) ( materiais que as protegem contra a ferrugem).

Reciclado o aço mantém suas propriedades, como dureza, resistência e versatilidade. As latas normalmente jogadas no lixo podem retornar ao consumidor como latas ou utencílio ( arames, partes de automóveis, dobradiças e outros). As que ficam lançadas no ambiente, sem tratamento, sofrem oxidação em um prazo médio de 3 anos, transformando-se em oxidos ou hidróxidos de ferro. Se recuperadas podem ser recicladas infinitamente.

A reciclagem do aço permite a economia de 7,4% de energia, economia de 90% dos materiais brutos, redução em cerca de 86% da poluição do ar, poupança na ordem dos 40%, redução em cerca de 76% da poluição de água, redução de 97% na produção de residuo resultante das minerações. ( Referência: paginas.terra.com/lazer/staruck/lixo.htm). Para a reciclagem é importante que o material esteja livre de impurezas contidas no lixo, principalmente terra e outros metais metálicos, como aluminio. Estudos dizem que a cada 75 latas de aço reciclada, uma árvore é salva, pois do contrário, viraria carvão vegetal.

As vantagens são grandes na utilização das latas de aço, em comparação com outros materiais. Além de ser mais saudável, protege o produto da ação nociva da luz e oxigênio, é 100% reciclável e se abandonado no ambiente é facilmente degradado reiterando-se à natureza em apenas 5 anos.

Mas, lembre-se quando for comprar qualquer produto, analise a quantidade que realmente será consumida, o desperdício também é um dos fatores de tanto resíduo em nosso planeta, buscar embalagens que permitem um uso prolongado e que depois de descartadas possam ser recicladas. Para que a reciclagem funcione, é necessário fazermos nossa parte.



*As consequências da produção do carvão vegetal ( o não ecologicamente correto), além da social no qual crianças trabalham em carvoarias em condições precárias e baixos salários, como também ambiental por diversas vezes é preciso retirar a cobertura vegetal de importantes composições vegetais contidas no meio ambiente, que normalmente não são oriundas de madeira de reflorestamento, algumas pesquisas revelam que 78% do carvão do Brasil é de origem vegetal nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...