terça-feira, 6 de abril de 2010

“Alumiaço”




Sério mesmo, você ao tomar uma coca light (sem propaganda) ou cerveja bem gelada (pode ser uma Bohemia?), já percebeu de que material é feito essas latinhas? Pois é, algumas são feitas de alumínio e outras de aço.
E quando jogamos no meio ambiente sem nenhum tratamento, podemos fazer uma comparação básica: o alumínio passa mais de mil anos para se decompor, por outro lado o aço se decompõe totalmente em um terço desse tempo.
Porém a reciclagem do alumínio é a que mais economiza os meios naturais, além disso, ao comparar com o aço o alumínio ganha por poder ser reciclado indefinidamente. Por essa razão, o valor agregado do aço é menor que do alumínio o que facilita o processo de reciclagem (compra do consumidor, catadores, intermediários, fábrica de reciclagem até a volta às prateleiras), torna-se mais rápido: 30 dias, enquanto do aço é no mínimo de 3 meses.
A reciclagem do alumínio permite economia de matéria-prima e energia, cada quilo reciclado representa uma economia de cinco quilos de bauxita (minério de alumínio) em gasto apenas de 5% da energia elétrica necessária para produção do alumínio primário. Em consideração o aço tem reaproveitamento não superior a 33%, uma única lata de aço representa manter uma tv ligada por quase 3 horas. (dados do estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES).
Além disso, as latas de alumínio são mais leves e gelam mais rápido, facilitando a economia de energia, o aluminio, como foi dito, pode ser reciclado infinitamente.
O nosso país tropical, é responsável por 11 das quase 15 bilhões de latas de alumínio consumida, e ainda por aqui, um país que tem potencial de ser um dos maiores produtores de alumínio primário do mundo sendo reciclado cerca de 95% de latinhas de alumínio, consolidando a liderança mundial em reciclagem, atingindo o índice de 94,4% em 2006.

2 comentários:

  1. Olá, Mila!

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog.

    No entanto, temos uma informação equivocada neste post. Além de ser 100% reciclável, o aço pode sim ser reciclado infinitamente, pois ele não perde as características mecânicas que fazem da embalagem de aço a melhor opção para alimentos, por exemplo.

    Atualmente, o índice brasileiro de reciclagem de embalagens de aço está em 47%, que representa aproximadamente 280 mil toneladas de material reciclado anualmente. O reaproveitamento das embalagens tem como resultado a diminuição na exploração de recursos naturais. O maior índice de retorno de latas de aço coletadas é no segmento de bebidas, com 82% das latas de aço destinadas a reciclagem, graças ao projeto Reciclaço destinado a esse tipo de embalagem.

    No total, a reciclagem mundial de ferrosos já atinge 385 milhões de toneladas por ano e cerca de 60% das embalagens de aço do mundo são recicladas. Isso representa mais de um milhão de toneladas recicladas a cada dia; 44 mil toneladas por hora; e 12 toneladas por segundo, fazendo com que o aço seja o material mais reciclado no planeta. A lata de aço além de reciclável, é reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e a maximização do índice de reciclagem, limita o uso de combustíveis fósseis e ainda avança tecnologicamente na redução do peso da lata para que sejam gerados menos resíduos pós-consumo.

    Para conhecer mais sobre as embalagens de aço e, principalmente, sobre a sustentabilidade da lata de aço, convido a acessar o site www.abeaco.org.br e seguir o nosso perfil no Twitter @latadeaco

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo apoio e informações adicionadas, é isso mesmo que espero por aqui. Pena que você não se identificou para acrescentar o seu nome aqui no blog, conto com sua presença.
    bjus

    ResponderExcluir

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...