quarta-feira, 1 de julho de 2009

O destino do lixo no Brasil é um lixo!!

Aqui no Brasil menos de 10% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva e o outro restante vai parar no lixão ou aterros sanitários. Com isso o Brasil perde estimadamente por ano R$ 4,6 bilhões por não reaproveitar o lixo produzido. Sem uma adequada coleta de lixo e cada brasileiro produzindo em média 0,5 a 1 Kg (pasme, isso significa 18 mil toneladas por dia) as cidades estão cada vez mais cheias de lixos, para a cidade de São Paulo, por exemplo, os aterros já existentes têm vida útil no máximo por três anos e meio.
Dispomos de algumas alternativas para o lixo: aterro sanitário, aterro controlado, lixão, compostagem, incinerador e reciclagem.
- Aterro sanitário: o lixo fica no solo de maneira segura em termos de controle ambiental e de saúde pública. Mas, com a grande quantidade de lixo nas grandes cidades a vida útil dos aterros existentes está se esgotando de maneira muito rápida.
- Aterro controlado: também como o aterro sanitário, apresenta princípios de confinamento dos resíduos sólidos cobrindo-os por uma camada de material em cada jornada. Porém, não dispõem de impermeabilização o que compromete a qualidade das águas subterrâneas.
- Lixão: os resíduos são dispostos de maneira a ficarem expostos sobre o solo, sem adequado tratamento e proteção ao meio ambiente e à saúde pública.
- Compostagem :é um método no qual o material é misturado e transformado em adubo.
- Incinerador: o lixo é queimado, esse processo pode trazer prejuízos ao meio ambiente por lançar substancias tóxicas aos rios ou produzindo mal cheiro.
- Reciclagem : o lixo é transformado e reaproveitado como matéria-prima para um novo produto
.







(essa foto é de uma obra de arte, que eu achei maravilhosa do artista Romildo Miguel)



fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...