quinta-feira, 2 de julho de 2009

Qual a cor do seu lixo?





Eu tinha 8 anos e já “sabia” o que era reciclar, pegava Band–Aid e fazia absorvente para a Barbie, a carteira de cigarro era uma festa só, o selo era o dinheiro da minha boneca e o saquinho era uma sacola de compras, “eita” saudade!!
Foi lá pelo final da década de 80 que se deram conta que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis e o espaço disponível para o lixo no planeta estavam se esgotando e foi possível perceber a importância da reciclagem.
Para tentar (e falo tentar, porque esse não é o objetivo do blog) ser um pouco técnica, acho importante conceituar o termo reciclar, lá vai:
“Reciclar é um processo industrial que converte o lixo descartado em produto inicial ou outro”. Com a reciclagem você economiza energia, poupa recursos naturais, gera renda e traz de volta o que é jogado fora.
A maneira mais “fácil” de ajudar nesse processo de reciclagem é a coleta seletiva.
E isso pode ser feito (deve ser feito) em nossa casa, mesmo que seja de forma adaptada. Mas, antes de reciclar, devemos reduzir a quantidade de lixo produzido. Quer ver que é possível??

Comprar embalagens maiores, de produtos que têm consumo certo e prazo de validade grande.
Papel de escritório pode ser reutilizado; folhas impressas apenas de um lado podem ser usadas no verso para anotações e rascunho só imprima se for realmente necessário; leia o que for possível na tela do computador e quando imprimir, se possível use os dois lados do papel.
As ecobags (já falei sobre isso aqui no blog) são uma boa opção para reduzir o consumo de sacolinhas de plástico. São uma ótima idéia e você pode personalizar a sua.
Minha mãe costuma reaproveitar algumas embalagens, os potes de sorvete ela guarda alface lavada na geladeira ou congela alimentos em grandes porções (feijoada do meu pai).
Aproveite bem os alimentos para diminuir a produção de lixo orgânico. Existe várias receitas (muito boas, por sinal) com sobras de alimentos: sopas, bolinhos, risoto, torradas... (depois eu passo a receita)
A reciclagem colabora com a utilização racional dos recursos naturais, além de proporcionar melhor qualidade de vida para todos. Aqui no Brasil, os recipientes possuem um padrão para a separação dos lixos.



Azul - Papel e papelão (inclusive embalagens de cartão, papel de escritório, folhetos de supermercado, rolinhos centrais do papel higiênico, caixas de pasta de dente, caixas de pizza, etc.)
Amarelo
-
Metal (latas de conservas, de azeite, e qualquer lixo de metal que não seja alumínio). As latinhas de alumínio, como são muito procuradas por terem bom preço de venda, podem ser embaladas separadamente dos outros metais. Os catadores agradecem.
Verde
-
Vidro (e garrafas de suco, vinho, copos trincados ou quebrados (neste caso, embrulhar bem com jornal e colocar um aviso visível no pacote), vidros de palmito e geléia )
Vermelho
- Plástico (aqui cabem saquinhos de batata frita, bolachas e outras embalagens, o excesso de sacolinhas plásticas de supermercado que não forem usadas para outros fins, frascos de shampoo, desodorante, detergente, óleo, os tubos vazios de pasta de dente, garrafa PET etc.



Em casa você pode fazer como desejar, desde que você separe o lixo de forma a facilitar o recolhimento (por empresa ou catador) e reciclagem, o teu lixeiro pode ser até rosa que está tudo certo!

2 comentários:

  1. Poxa!!!!
    tô meio negligente, mas foi bom paa eu ficar mais alerta, pelo menos eu uso os dois lados do papel para imprimir, ah! reciclo os cartuchos, deixa eu ver se faço mais algo . . . é tenho que melhorar muito, mas como para uma grande jornada tem que ter o primeiro passo, valeu Camila, estou dando os meus primeiros, ah!!!! estou reciclando alguns amigos, rsrsrsrsrsrsrs

    sucesso ai menina, parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por acompanhar!! e vamos lá, cada um fazendo um pouco vira muito! :O

    ResponderExcluir

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...