terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deu bronca- lixo eletrônico




Meu celular tornou-se um e-lixo (lixo eletrônico), pois é faz duas semanas que estou tentando não enxergar o óbvio, após cinco anos de uso ele pede aposentadoria.
Então, surge a necessidade de comprar um novo, e sou uma pessoa normal, por mais que não tente! Quero pelo menos um que tenha uma boa resolução das fotos, porque celular pra mim só serve mesmo pra ligar e receber.
Mas, falando sério, o que faço com o tadinho???
Pallone (2008) define lixo eletrônico como todo material proveniente de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Gaspar (2008) exemplifica a composição do lixo eletrônico – celulares, computadores, televisores, aparelhos de som, impressoras, DVD’s, CD’s, lâmpadas fluorescentes e muitos outros. Sendo que nem todos têm uma destinação adequada, indo parar em aterros comuns, e assim contaminando o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana. Assim, o meu pequeno aparelho que não toca, as vezes não recebe e que por ter criado vida própria, não carrega terá que finalmente ir embora da minha vida.

Um aparelho celular possui três componentes básicos: a carcaça, a placa mãe e o display. A carcaça é formada por polímero termofixo (plástico) em que se encontram os retardantes de chama para proteger o usuário de qualquer curto circuito. A placa mãe é formada por eletrodos “recoberto por microvias de cobre com terminais em platina, tendo ouro ou prata na sua superfície”, sendo soldados por uma liga de chumbo ou estanho. Os microprocessadores são formados de pastilhas de silício, sendo esta inserida em terminais feitos em cobre e revestidos por ouro e soldado na placa mãe, bem como outros componentes eletrônicos como alto-falantes,
microfone, câmera digital, display, teclado e conectores para contado com a bateria (CHISPIM NETO, 2007). Segundo o relatório da Basel Action Network (apud CHRISPIM NETO, 2007, p. 21ciclo) a composição média de um aparelho celular é “45% plástico, 40% placa de circuito, 4% de cristal liquido do display, 3% placa de magnésio e 8 % de metais diversos. Ressaltado que estes dados não incluem a bateria”. Os metais encontrados na composição (mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel ), quando descartado de forma incorreta são liberados e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.

Em geral, entre 65% e 80% dos componentes dos celulares podem ser reciclados. O ouro, o paládio e o cobre, podem viram jóias, produtos de uso médico e/ou novos dispositivos eletrônicos. O cobalto, níquel e cobre podem ser reutilizados na produção de peças de aço inoxidável, alto falantes e até novas baterias. Óxidos metálicos podem ser reutilizados na produção de tintas. O plástico recuperado pela reciclagem pode iniciar um novo ciclo sendo aproveitado, por exemplo, em cones para orientar o trânsito, cercas e pára-choques. Através da
recuperação das matérias primas contidas nos aparelhos celulares é possível fabricar novos produtos (ADEODATO, 2009).

A população tem como opção de destino de um aparelho celular, bem como todo aparelho
eletroeletrônico, as seguintes alternativas: guardar, doar, revender, ou descartar. Há duas opções de descarte: lixões ou pontos de coletas.

Na nova Lei n.º 12.035/10, que criou a mencionada Política Nacional de Resíduos Sólidos, estão obrigados a estruturarem e implementarem sistemas de logísticas reversa e os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias. No mercado apenas 2% dos celulares descartados são reciclados em um mercado que possui mais de 130 milhões de aparelhos celulares ativados no Brasil.



Bem, vou procurar o melhor lugar para o descarte adequado e "simbora" gastar dinheiro.









Fonte:http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/viewFile/369/344




http://www.revistasustentabilidade.com.br/noticias/logistica-reversa-de-celulares-comeca-a-render/




http://borishermanson.wordpress.com/2010/08/12/logistica-reversa-e-a-politica-nacional-de-residuos-solidos/


fotos: google imagem

Um comentário:

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...