quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sacolas na moda!!!!!!!!!!!!




Ahh de graça até injeção na testa! E com as sacolas plásticas não foi diferente, lá pelos anos 70 apareceram e ficaram!
Já sabemos que para chegar ao consumidor final, a sacola de plástico é a forma mais barata e prática (de forma econômica e publicitária) de embalagem para as empresas. Mas, ao chegarmos em casa usamos essas sacolinhas para inumeros fins (melhor nem citar), mas o destino é sempre o mesmo: o lixo, não é mesmo? Porém, o que você não sabe é que a decomposição dessa sacolinha dura entre 400 a mil anos ( o que me leva a crer que posso me deparar com uma sacolinha da Mesbla que meu avô jogou fora) e libera substâncias nocivas ao solo ( polietileno, plopropileno, polímeros de plástico não biodegradável), além é claro que os rios e mares existem animais que sofrem diretamente com esse material mortal, um exemplo clássico são as tartarugas que confundem com as lulas ( seu principal alimento) e morrem asfixiadas. Outro fator importante é a questão das inundações causadas pelo acúmulo de lixo nas ruas e entupimento dos bueros e córregos. Alguns países já proibiram o uso de sacolas plásticas e outros tomam medidas para a redução da utilização desse material; a Irlanda foi a primeira introduzindo a cobrança de imposto por cada saco distribuído, na Alemanhã não é diferente é cobrado diretamente ao consumidor que deseja utilizar, na África do Sul agora é ilegal o uso de sacos com menos de trinta micrometros, para deixá-los mais caros, mas se você acha que tornar ilegal é uma medida um tanto radical, em Bangladesh a compra e posse de sacolas plásticas é proibida por lei e resulta em multas e até penas de prisão para reincidentes. No Brasil?? conscientização, lei ou qualquer forma de mudança ainda é precária, penso que além da conscientização, seria importante a cobrança pelas sacolas nas redes. De qualquer maneira podemos mudar isso e acho que aderir ao uso das sacolas de feira da vovó, ou as caixas de papelão é um grande começo. Imagina só quantas sacolas você precisa por dia, mês, ano, sua vida toda!!

3 comentários:

  1. Camila ,
    meus parabéns pelo seu blog ! Muito boa a escolha do assunto . Ja uso minhas sacolas de nylon reutilizavéis ha mais de 3 anos e tenhos varios modelos : um mais resistente para as garrafas e conservas , outro para os congelados e outro modelo mais simples bem fino e resistente que serve para o resto das coisas . Eles ocupam um espaço bem pequeno no porta-malas do carro e como estão sempre la , não as esquecemos na hora de ir ao supermercado . Ainda tenho uma que se guarda bem dobradinha dentro da bolsa de todo dia para as compras imprevistas .
    So esta me faltando esta estilo 70's que vai dar um charme retrô as minhas compras !
    Bisou

    Caroca

    ResponderExcluir
  2. ahh, meu primeiro comentário tinha que ser seu!! obrigadaa!

    ahh claro, estu cheia de ideia para sacolas da moda, da moda ecológica!!!

    ResponderExcluir
  3. Milica otima ideia milica,texto muito bom! pode contar comigo com um leitor frequente.
    mil bjus

    ResponderExcluir

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...