segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Nós lucramos, mas salvamos” – Marketing Verde (Por Saulo Veríssimo)

Nossa que honra imensa em poder compartilhar com vocês um texto do Saulo Veríssimo. Pessoa extremamente competente, profissional e dedicado. Sinto-me feliz por ter aceito o meu convite.
Para os leitores: participem e aproveite de um texto muito gostoso de ser lido.



Saulo Veríssimo – Consultor em marketing e palestrante

Segundo a Associação Americana de Marketing, o conceito de marleting, revisto em 2008 traz uma definição de padrões antes restritos à entrega de soluções, atendimento de necessidades e obtenção de lucro para uma visão voltada para todos os envolvidos no processo produtivo, inclusive a sociedade.
A AMA define que marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA - American Marketing Association - Definição 2008)
Seguindo este conceito, Philp Kotler, traz em seu estudo sobre marketing 3.0 o que ele chama de Marketing de Valores, conceito que vem crescendo nas organizações, que além de vender seus produtos, satisfazer e reter o cliente sua empresa também quer tornar o mundo melhor.
“Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.” (POLONSKY)
O Marketing ecológico, enfim, pode trazer redução de custos para a empresa, na medida em que a poluição representa, dentre outras coisas, materiais mal-aproveitados devolvidos ao meio ambiente.
Na contramão da modernidade, empresas que antes não demonstravam cuidado com a sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem, hoje compreendem que além de contribuir para um mundo melhor, ainda tiram proveito do retorno que o marketing verde pode lhes proporcionar.
Dessa forma, as empresas investem em ações voltadas à responsabilidade ambiental e apresentam isto como um diferencial competitivo junto a seus clientes. Vale salientar que a “moda” da consciência ambiental que virou uma febre mundial, foi encarada pelas empresas como uma grande oportunidade de novos negócios.
Sacolas retornáveis, camisetas feitas com garrafa pet, lojas de artesanato feito com material reciclado, incentivo aos colaboradores em trocar material reciclado por brindes e tantas campanhas do tipo “Repassamos parte do nosso faturamento para o reflorestamento” ou “Nosso papel é fruto de madeira reflorestada”, tais ações vão de encontro aos anseios de uma população cada vez mais comprometida em deixar um mundo melhor para seus filhos e netos, uma nova atitude que tem mudado a forma com que as empresas se apresentam para o mercado, hoje empresas são organizações comprometidas com um mundo melhor.
É fato que o objetivo central de toda organização é a lucratividade, porém o impacto causado pelo marketing verde na sociedade, a começar pelos membros das organizações, gera benefícios duradouros. Assim sendo, por que investir em produtos “descomprometidos” com a causa verde, se podemos gastar nosso dinheiro com empresas “ecologicamente corretas”?







Saulo Veríssimo

Fotos: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comenta aqui!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...